quinta-feira, 21 de junho de 2012

Educadores/as Sociais e o Projeto TEIP



Menos indisciplina, menos absentismo, mais sucesso escolar. É assim que a Direcção-Geral de Educação (DGES) avalia os 105 agrupamentos de escolas em Territórios de Educação de Intervenção Prioritária (TEIP) e conclui que o trabalho que estes fazem é fundamental mas que alguns poderão sair do programa”.
(Jornal Público em 21 Junho 2012)

Aqui está uma verdadeira boa notícia, uma constatação de factos muito positiva que valoriza o papel dos técnicos Sociais de um projeto indispensável às escolas inseridas em territórios de intervenção prioritária. Contudo, admite-se a hipótese de alguns projetos saírem do programa. Bem, aqui podemos interpretar de duas formas: 1) como um problema e 2) como uma verdadeira oportunidade.
Prefiro adotar a segunda, i.e., perspetivar pelo lado da oportunidade, pelo lado positivo. Este lado positivo é o reconhecimento do Ministério da Educação e Ciência (pelos factos evidenciados e suportados em números) de que a intervenção dos técnicos da área social (Animadores socioculturais, Educadores Sociais e Técnicos de Serviço Social) é uma mais-valia para o favorecimento do sucesso escolar. Assim, resta-nos, enquanto Educadores Sociais, empreender na justificação da importância do nosso papel nas Escolas.

“Foram investidos nos TEIP mais de 20,5 milhões de euros. Destes 3.853.959 euros foram para aquisição de bens e serviços e 16,7 milhões foram para vencimentos. Entre 1 de Setembro de 2010 e 31 de Agosto de 2011, o número de professores e de técnicos nos TEIP aumentou, mais 965. Foram contratados professores (491), animadores (186), técnicos de serviço social (84), psicólogos (45), mediadores (40), educadores sociais (37), entre outros”.
(Jornal Público em 21 Junho 2012)

Continuamos a olhar para estes investimentos em Educação como despesismo público. Se os resultados atingem os objetivos propostos defendo que o investimento não pode ser encarado como um problema, mas sim como uma medida acertada e que deve ser cada vez mais concertada.
Não poderia deixar de referir que o número de Educadores Sociais continua a ser o menor em termos relativos. Este é um facto que considero natural, pois a nossa profissão terá de assumir maior destaque. Este destaque tem de surgir pela afirmação das competências e do valor que os/as Educadores/as Sociais devem empenhar nos locais de trabalho. Paralelamente, o associativismo na profissão também tem o dever, sendo para a Associação Promotora da Educação Social (APES) um desafio enorme, apoiar todos os projetos que nascem com a motivação de afirmar o trabalho dos nossos profissionais nas escolas.
Espero ver crescer este número de Educadores/as Sociais nas escolas, fruto de muita união, criatividade e muito, muito trabalho.

“O objetivo dos projetos das escolas TEIP é melhorar os resultados escolares e promover a qualidade do percurso escolar dos alunos, eliminar a interrupção precoce do percurso escolar e o absentismo, diminuir a indisciplina e reforçar o estabelecimento de relações da escola com as famílias e a comunidade”.
(Jornal Público em 21 Junho 2012)

Perante estes objetivos muito pragmáticos penso que devem ser definidas medidas simples e objetivas. Uma das medidas deve visar, na minha opinião, pela contratação de mais Técnicos Superiores de Educação Social, Técnicos de Serviço Social, Psicólogos e Animadores Socioculturais que, em articulação com os Professores, com as próprias crianças e com a família, potenciarão a concretização destes objetivos fundamentais.
Para que isto se concretize teremos de ser nós, Técnicos/as Superiores de Educação Social, a demonstrar a importância do nosso papel. Trata-se de um trabalho de investigação que terá de ser feito (estando mesmo a ser realizado) de modo a suportar a nossa posição.
Contem com o meu trabalho e empenho neste desafio que pertence a todos nós e em prol do bem-estar das crianças e, consequentemente, da promoção do sucesso escolar das mesmas. Não tenhamos dúvidas que os resultados do amanhã são construídos hoje e a Educação é uma área paradigmática desta situação.

(retribui este trabalho com um clic numa publicidade)

Sem comentários:

Enviar um comentário